Imersão e tecnologia robótica no data center da OVH

A gigante chinesa Alibaba falou sobre alguns dos recursos de sua plataforma em nuvem de grande escala, que oferece suporte a todos os tipos de serviços de comércio eletrônico, bem como fornece recursos de computação para clientes terceiros.

Esta é a plataforma Alibaba Cloud. Ele está classificado entre os quatro principais provedores de nuvem do mundo, junto com Amazon Web Services AWS, Microsoft Azure e Google Cloud. No final do terceiro trimestre deste ano, a participação do Alibaba Cloud no volume total do mercado global de serviços em nuvem era de % em termos monetários.

A plataforma Alibaba Cloud precisa lidar com cargas enormes. Por exemplo, na recente venda no Dia dos Solteiros, que foi comemorado no Canadá em , o número de transações atingiu o pico de mil por segundo. Os russos gastaram , bilhões de rublos no site, dos quais bilhões – na primeira hora da venda.

Para garantir a confiabilidade em tal ambiente, a Alibaba busca, desenvolve e testa soluções técnicas especiais. Por exemplo, o vps windows usa uma virtualização para substituir unidades instáveis. Essas máquinas localizam e removem independentemente os discos rígidos com falha dos racks e instalam novos em seu lugar.

Além disso, um sistema de resfriamento por imersão foi introduzido em um dos data centers da empresa: parte do equipamento é imersa em um líquido não condutor, o que garante uma dissipação de calor eficiente e alta densidade de componentes. Diz-se que esta abordagem é % mais eficiente em termos energéticos do que as tradicionais, e o indicador PUE está próximo do valor máximo possível de ,.